Aeroporto de João Pessoa passará por obra de ampliação do Terminal de Passageiros a partir de agosto

 


A Aena Brasil, empresa espanhola que administra seis aeroportos no Nordeste, irá iniciar em agosto deste ano – até 2023 – obras de ampliação do Terminal da Passageiros do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Além de aumentar os espaços, o projeto prevê a ampliação do pátio de operação das aeronaves. O Plano Diretor está em análise na Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial). A informação é da diretora do aeroporto, Karla Ceravolo. O valor do investimento ainda não está definido e não foi informado o aumento da capacidade de passageiros.

Conforme Karla Ceravolo, atualmente a Aena Brasil está em fase de conclusão das obras da primeira fase do contrato de concessão, iniciada em meados do final de março deste ano. Nessa fase foram focadas melhorias na infraestrutura do terminal como sinalização, climatização, reformas de todos os banheiros e iluminação. Segundo a executiva, a Aena Brasil herdou o aeroporto com “desafios” e não “problemas”, mas reconheceu que o Castro Pinto não recebeu “o devido carinho, a devida atenção” da administração anterior – da Infraero. 

Em 2019, quando assumiu a gestão do aeroporto de João Pessoa, a movimentação de passageiros – embarque e desembarque – chegou a 1.315.767 passageiros. Com a pandemia, houve uma queda brutal de voos e, consequentemente, de passageiros. Com a retomada da economia, a expectativa é de que o movimento possa voltar ao mesmo patamar a médio e longo prazos.

Nesse sentido, Karla Ceravolo disse que a Aena está aberta a dialogar com o trade turístico para contribuir com o fortalecimento do destino. Ela já manteve reunião com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, bem como com a cúpula da empresa espanhola já conversou com o governador da Paraíba, João Azevêdo, no sentido de desenvolver projetos em parceria. “Estamos abertos a parcerias. O aeroporto é a porta de entrada dos destinos e os passageiros não vem para ficar no aeroporto, vem para ficar no destino”, pontuou. 

Assim como o aeroporto de João Pessoa, o equipamento de Campina Grande – Presidente João Suassuna – passa por obras de melhoria da sua infraestrutura. Por ter outra diretoria de administração da Aena no aeroporto campinense, Karla Ceravolo não quis comentar sobre futuras obras que deverão ser realizadas. Porém, revelou que existem estudos para um projeto de ampliação do Terminal de Passageiros e área de pátio. 

O aeroporto está instalado em uma área de 8 947,72 metros quadrados e dispõe de dois pavimentos, jardins e amplo estacionamento de veículos. Salas de embarque e desembarque, saguão, balcões para recebimento e entrega de bagagens, guarda-volumes, guichês para companhias aéreas, lanchonete/restaurante, box para informações turísticas, lojas, locadoras de veículos, serviços de táxi e estacionamento privativo.

Fonte: Fábio Cardoso - Portal Turismo em Foco

Postar um comentário

0 Comentários