Quinta etapa da Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Serraria, a partir de segunda-feira

Encravada no Brejo Paraibano, entre paisagens rurais e riquezas históricas, o município de Serraria (140 km de João Pessoa) será o cenário da 5ª etapa da Rota Cultural Caminhos do Frio 2016. A abertura oficial vai ocorrer nesta segunda-feira (1), a partir das 8 h, na Praça Antônio Bento. O local será o ponto de partida das atividades da Rota, que inclui roteiros naturais, culturais e históricos até o próximo domingo (7).

Durante uma semana, os visitantes e a população  terão a oportunidade de vivenciar a cultura na praça – shows musicais, forró pé de serra, apresentações de cantorias com repentistas, festival de calouros, além de participar da IV Trilha do Frio e da VI Cavalgada da Fé e conhecer as diversidades gastronômicas da região.

Serraria é uma das nove cidades (Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande) que integra o Projeto Rota Cultual Caminhos do Frio. O Festival é promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e conta com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Funesc, Sebrae/PB, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e prefeituras dos municípios participantes do evento.

A Rota Cultural em Serraria vai cruzar antigos casarões, visitar paisagens rurais e engenhos de cana-de-açúcar da região do Brejo Paraibano. O presidente do Fórum, Sergéston Silveira, avalia que o festival este ano vem superando as expectativas de público. Ele explica que um dos objetivos do evento é o de mostrar os atrativos turísticos da região e aquecer a economia local, com a geração de empregos. “Nas quatro cidades que antecederam Serraria a repercussão está sendo boa, as pessoas têm comparecido aos shows, nas oficinas”, garantiu.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o sucesso do Caminhos do Frio comprova as riquezas dos atrativos turísticos do Estado.“Na Paraíba, além dos roteiros de praias e outras imagens litorâneas e rica gastronomia, existe um caminho a ser trilhado pelos amantes de trilhas, cachoeiras e engenhos e paisagens rurais, onde registra temperaturas que variam entre 12ºC e 18ºC nos meses de julho a setembro”.

A programação do evento pode ser acessada pelo site www.brejoparaibano.com e o aplicativo Caminhos do Frio para o sistema Android. O interessado poderá baixar gratuitamente no Play Store e conferir todas as informações e serviços, como a programação do evento, pontos turísticos, onde comer e dormir e muitas outras novidades durante o período do projeto cultural.

Principais Pontos Turísticos de Serraria -

Igreja Matriz “Sagrado Coração de Jesus”

Engenho Coitezeiro

 Engenho Baixa Verde

 Engenho Martiniano (Cachaça Cobiçada)

Portal da Glória

 Cachoeira de Saboeiro

 Pedra da Furna

 Praça Antônio Bento

Secom-PB