Alunos do Prima realizam concerto neste domingo, no Espaço Cultural, em João Pessoa

Alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) promovem neste domingo (31) um grande concerto com a participação de 120 jovens, oriundos de 12 polos espalhados pelo Estado. Na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o público terá a oportunidade de apreciar composições de Richard Strauss, Arturo Marques, Giovanni Gabrieli, entre outros.

O evento marca a despedida oficial do maestro Alex Klein da direção-geral do Prima, que passa a ser comandado pela maestrina Priscila Santana. O maestro retornará aos Estados Unidos, onde trabalhará na Orquestra de Chicago. “A vida é dinâmica, assim como a música. O Prima hoje pode ser considerado um projeto bem sucedido, seja pelo número de jovens em risco social que dele participam, seja pela expansão. Mas, acima de tudo, pela aceitação que teve da sociedade, pelo respeito que conquistou”, afirmou.

Alex Klein destacou ainda a experiência de Priscila Santana. “Além de ser alguém de muito talento, tem algo fundamental para um projeto que tem a música como ferramenta de inclusão social: a sensibilidade. Priscila liderava um dos maiores núcleos do Neojiba – outro projeto de inclusão social por meio da música fantástico na Bahia. Tem experiência, tem responsabilidade. Por isso, não tenho dúvidas de que os progressos que o Prima tem conquistado serão cada vez maiores”, destacou.

Expectativas – A flautista e maestrina Priscila Santana atuou em um dos maiores núcleos do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), projeto que, semelhante ao Prima, existe há oito anos na Bahia. “Recebo das mãos do maestro Alex Klein um projeto que ainda tem muito o que avançar – como ele mesmo ressaltou. No entanto, muito bem consolidado, respeitado, com uma rede de inclusão enorme, com um envolvimento intenso de todos: Governo do Estado, alunos, professores, sociedade”, disse.

Priscila Santana também falou do concerto deste domingo. “Neste concerto, vamos mostrar à sociedade algo já sabido, já percebido por todos: a descentralização do Prima, com alunos de 12 polos diferentes, de várias cidades paraibanas. Os ensaios já vêm acontecendo há algum tempo. Quem for prestigiar esse concerto histórico, sairá encantado tanto pelo desempenho dos alunos quanto pelo repertório que iremos apresentar”, finalizou.

Programa do concerto

Canzona Prima a 5 – Giovanni Gabrieli

Serenade Op. 7 – Richard Strauss

Divertimento em D maior – W. A. Mozart

Marcha Eslava – P. I. Tchaikovsky

Danzón Nº 2 – Arturo Marquez

Serviço

Concerto do Prima

Data: 31 de julho, às 17h

Local:  Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Entrada: Gratuita

Prima – Atualmente, o Prima conta com 1.500 inscritos, distribuídos em 12 polos. Entre as cidades contempladas pelo projeto, além de João Pessoa, estão Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga e Cajazeiras, no Sertão do Estado; e Guarabira, no Brejo.

Há polos do Prima ainda em Campina Grande, Agreste paraibano, e em cidades como Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, Região Metropolitana da Capital. Implantado pelo Governo do Estado em 2012, os polos do projeto em João Pessoa ficam no Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais.

O projeto Prima começou em março de 2012, na cidade de Cabedelo, com cerca de 20 alunos. Um ano depois, já eram mais de 1.500 jovens de todo o Estado. O objetivo é criar orquestras em comunidades de vulnerabilidade social, através de ações de resgate e inclusão de adolescentes, usando a música como ferramenta educacional.

Por meio da música, são trabalhados valores como o esforço pessoal, a disciplina, a capacidade de se expressar, o respeito às diferenças, o trabalho em equipe e a valorização do ser humano. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado.

Secom-PB