Natal será palco da 2ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso no mês de agosto

Natal será palco da  2ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, numa oganização da  PRODEVTUR- Produtora e Promotora de Eventos e Turismo Religioso, a ser realizada nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório do Sebrae.Segundo o idealizador e promotor do evento, Manoel Sidnésio, o Fórum  será importante para Natal, pois abordará temáticas que visam sensibilizar o público presente para a importância econômica do Turismo Religioso para o Brasil. Será explanado estudos de casos exitosos em localidades brasileiras que souberam se apropriar de aspectos religiosos regionais de maneira que os transformaram em produtos turísticos. E o RN, já tem exemplos do Turismo religioso, como o município de Santa Cruz e Mossoró, entre outras cidades, enfatizou.

O  objetivo do evento é fortalecer e pontuar o Turismo Religioso, a exemplo de outras regiões, como uma forte fonte de desenvolvimento econômico e cultural da cidade do Natal e do Estado do Rio Grande do Norte.Entre os palestrantes convidados nacionais, está o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, o jornalista de Turismo religioso de São Paulo, Amadeu Castanho , o secretário de Turismo de Nova Trento (SC), Eluisio Voltolini, o presidente da Associação de Guias do Circuito Turístico religioso de Aparecida (SP) e também coordenador da Romaria dos Profissionais de Turismo, João Gilberto Oliveira.O público estimado para esse evento é de aproximadamente 170 participantes, entre estes, profissionais da área, Padres, professores, técnicos de guias de turismo e estudantes.No próximo ano , já está confirmado a realização da  Expotour Católica, de 07 a 09 de abril de 2017 no Centro de Convenções de Natal.

SOBRE O TURISMO RELIGIOSO

Recentemente o Globo Online publicou uma matéria com o título “A fé que move as cidades”, informando sobre o avanço de cidades no Brasil, onde o PIB cresceu entre 2000 a 2013 influenciado principalmente pelo turismo religioso, impactando diretamente no crescimento econômico do país, como pode se verificar no seguinte trecho:

“A fé que move curiosos e peregrinos move também muitos municípios e sustenta famílias inteiras. Em cidades como Aparecida, em São Paulo, símbolo maior desse tipo de turismo no país, o Ministério do Turismo estima que os dez milhões de visitantes deixam, a cada ida à cidade, cerca de R$ 1.200, o equivalente a R$ 12 bilhões por ano. Não à toa, a economia dessas cidades se expandiu, nos últimos anos, a níveis muito superiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre 2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB de Juazeiro do Norte, no Ceará, por exemplo, avançou 579,5% (a preços correntes). Nesse mesmo período, a economia brasileira cresceu 329%. Mesmo assim, a falta de um programa estruturado para aproveitar o alto fluxo de pessoas ainda impede que muitas dessas cidades, de fato, se desenvolvam economicamente”.

Segundo Manoel Sidnésio, coordenador geral do evento e do GR-Grupo de Turismo Religioso do RN, pode -se dizer  que o Turismo Religioso além de estar em plena expansão, dentro de poucos anos tomará uma proporção igual ao Turismo de Lazer no país. Porém, o Brasil ainda tem muito a aprender sobre esse segmento. " Jamais podemos esquecer que o Turismo Religioso tem como seu ponto central a evangelização. A igreja em unidade com a OMT (Organização Mundial do Turismo), elaborou uma carta referente ao dia mundial do Turismo partindo do mesmo objetivo: Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades", disse ele

PROGRAMAÇÃO


18.08 - Quinta-feira: 

08:00: Credenciamento

09:00: Abertura 

09:30:  1° Palestra

            Tema: Benefícios do Turismo Religioso para os Municípios  

             Palestrante: Amadeu Castanho/SP

                                  Jornalista na área de Turismo religioso e responsável pela revista eletrônica Viagem de Fé

10:30: Intervalo

10:45:  2° Palestra

            Tema: A Educação Profissional para o Desenvolvimento do Turismo

             Palestrante: Estácio Alexandre de Alencar Guimarães /RN

                                   Assessor da Diretoria Regional do SENAC/RN 

11:45 - Intervalo para almoço 

14:30:  3° Palestra

          Tema: Turismo Religioso no Brasil e Agentes de Turismo

          Palestrante: Pedro Kempe/PR

                                    Presidente da ABAV/PR                                   

15:30: Intervalo

15:45:  4° Palestra

            Tema:  Espaço para o SEBRAE/RN)

             Palestrante: Yvis Guerra  

16:45:  Encerramento das atividades do dia 

19.08 - Sexta-feira: 

08:30:  5° Palestra

            Tema: Turismo Religioso Histórico Cultural

             Palestrante: Prof. Eduardo Taborda de Jesus/RS

                                  Mestre em Turismo

09:30: Intervalo  

09:45: Mesa redonda: 

          Tema:  GT do Turismo Religioso 

           Moderadora: Manoel Sidnésio Gomes de Moura /RN 

              Debatedores: 

    Jornalista Amadeu Castanho/SP 

    Eluisio Voltolini -  Secretário de Turismo de Nova Trento/SC

    João Gilberto - Presidente da AGCTUR em Aparecida/SP e 

coordenador da Romaria dos profissionais de Turismo. 

11:05: Debates

11:30: Encerramento e entrega de certificados


Cristina Lira - Assessoria de Imprensa