Areia realiza a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio 2016

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2016 teve início na noite de segunda-feira (4) na cidade histórica de Areia e contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano, que prestigiou o evento. A solenidade de abertura aconteceu no colégio Santa Rita, com a apresentação do Coral Infantil da escola e da pianista Maria das Victórias, além do Ballet Infantil da professora Núbia Françoise e a Filarmônica Abdon Felinto Milanêz.

O roteiro segue até 4 de setembro e  passará por nove cidades do Brejo paraibano: Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Em relação às edições passadas está a inclusão das cidades de Remígio e Matinhas.

“Um evento como este, com foco em uma região, une todos. São 11 anos de luta, com a união e colaboração de todos. Quando o povo quer, o povo faz. A Rota cresceu em época de crise, acrescentando mais duas cidades, e isso mostra a força de um projeto bem feito e que alimenta a alma através da música, da gastronomia, da arte, mas também alimenta a economia, trazendo turismo para o crescimento da região e do Estado”, destacou a vice-governadora Lígia Feliciano.

Sérgerson Silvestre, pesidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, relembrou que o Caminhos do Frio começou em Bananeiras em 2005, e no ano seguinte passou a ser itinerante. “Em 2014 já eram sete cidades e este ano trazemos mais duas. Os municípios perceberam o quanto é importante trabalhar o turismo, trabalhar a cultura, valorizar o povo, sua gente, sua cultura, sua gastronomia e isso tem facilitado o nosso trabalho do Fórum, para formatar o Caminhos do Frio do jeito que ele é, voltado para a família, visitando feiras gastronômicas e de artesanato, e é isso que encanta, além do clima das cidades”, pontuou.

As cidades envolvidas no projeto cultural vão receber dezenas de apresentações culturais das mais diversas linguagens da arte, como oficinas de música, teatro e dança, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, fotografia, exposições, festival gastronômico e trilhas ecológicas e esportivas.

O Festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo do Estado, por intermédio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Funesc, Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e prefeituras dos municípios participantes do evento.

A programação do evento pode ser acessada pelo site www.brejoparaibano.com e pelo aplicativo Caminhos do Frio para o sistema Android. O interessado poderá baixar gratuitamente no Play Store e conferir todas as informações e serviços, como a programação do evento, pontos turísticos, onde comer e dormir e muitas outras novidades durante o período do projeto cultural.

Secom-PB