![]() |
| Foto: ASN PB |
No interior do estado, a dinâmica econômica também se beneficia dos festejos. Em Campina Grande, o "Carnaval da Paz", que reúne eventos religiosos e filosóficos, movimenta o setor de alimentação e hospedagem. Divaildo Júnior, presidente do SindCampina e proprietário de estabelecimentos na cidade, ressalta que o período representa um "fortalecimento econômico para o setor, sobretudo em uma época em que, no passado, Campina Grande praticamente parava". Já no sertão, em Patos, a empresária Kiev Marques, da Marquesa Festas, estima um aumento de 15% a 20% no faturamento, impulsionado pela venda de produtos sazonais e eventos escolares.
A gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, destaca que os segmentos de supermercados, bebidas, vestuário, beleza e serviços gerais são os mais impactados positivamente. De acordo com a gestora, o evento "movimenta intensamente a economia local, gera empregos temporários e amplia a circulação de renda nos municípios". A orientação da entidade é que os empreendedores invistam na qualificação da equipe para garantir a fidelização do público.
Além da preparação das equipes, o Sebrae/PB recomenda o uso da criatividade para melhorar a experiência do consumidor. Anna Stefania sugere ações como a personalização de produtos e a criação de combos promocionais. “Esse período pode ser uma grande oportunidade para aumentar as chances de faturamento”, conclui a gerente, reforçando a necessidade de manter o atendimento de qualidade como diferencial competitivo durante a alta temporada.
