![]() |
| Presidente da Embratur, Marcelo Freixo / Foto: Márcio Menasce / Embratur |
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a inclusão da categoria reforça a estratégia da Agência. Ele afirma que a iniciativa representa “o olhar da Embratur para a transformação digital e a inovação como pilares estratégicos de promoção turística”. Segundo Freixo, ferramentas tecnológicas são essenciais para facilitar a jornada do turista e posicionar o Brasil de forma competitiva nos mercados internacionais, oferecendo modernidade, acessibilidade e qualidade.
A categoria Solução Tecnológica valoriza plataformas, ferramentas digitais e soluções aplicadas ao turismo internacional, com foco em informação, planejamento, serviços multilíngues e integração com o ecossistema turístico global. O objetivo é reconhecer ações que impactem de maneira significativa a experiência do turista estrangeiro no país.
A Embratur tem ampliado o uso de inteligência de mercado, dados e tecnologia para fortalecer sua atuação. O EmbraturLAB, centro de inovação da Agência, já desenvolveu 11 programas de inovação aberta, apoiou mais de 40 soluções tecnológicas e promoveu a digitalização de micro e pequenos empreendedores por meio de parcerias com grandes empresas de tecnologia. Podem se inscrever empresas, startups, instituições públicas e privadas, associações e entidades acadêmicas que tenham criado soluções voltadas à promoção internacional do turismo brasileiro.
