![]() |
| Cidade do Forró, na orla de João Pessoa Foto: Robério Gadelha, Daniel Silva e Sérgio Lucena/ Secom |
Maria Raquel, natural de Tavares e moradora da capital há três anos, visitou o espaço durante passeio pela orla. "Sou do Sertão da Paraíba e sinto falta das festinhas de interior. Não esperava que o festejo de início do ano viesse a se aproximar com tanta criatividade e maestria das festas juninas da minha infância. Com a inauguração da Cidade do Forró, o Festival finalmente ficou completo", afirma. O secretário-executivo de Turismo, Daniel Rodrigues, destaca o impacto da iniciativa. "Atrativos como este fazem a diferença em relação ao cotidiano dos moradores, assim como com a dinâmica do turismo e da geração de renda", ressalta.
A estrutura inclui Vila dos Artesãos, com produtos do Grupo Belas Artes, Vila Paraíba, que apresenta a diversidade dos festejos paraibanos, Casa do Forró, memorial cenográfico que homenageia personalidades nordestinas, e Vila Gastronômica. Marcus Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, explica a estratégia. "João Pessoa inova, se antecipa e traz o forró para a alta estação, dando condições para que o morador e o turista possam se divertir todas as noites com a Cidade do Forró", afirma. Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e idealizador cenográfico do projeto, complementa: "Essa mistura de verão com o forró é uma coisa maravilhosa. A gente está aqui fazendo o nosso forró, independente da época".
A artesã Maria José destaca o impacto econômico da iniciativa. "A movimentação está maravilhosa e as vendas também. O turista chega aqui e fica admirado", relata. Ela explica que a visibilidade proporcionada pelo espaço auxilia o empreendedorismo. "Os visitantes vêm, compram, levam o nosso cartão e depois ligam pra fazer novos pedidos. A gente se sente valorizada", conclui. Fernando Macedo, que comercializa pratos da culinária nordestina, confirma o sucesso. "Nesses poucos dias de funcionamento, a gente já percebeu que vai ter um excelente retorno financeiro", afirma. A produtora operacional Lidiane Calado informa que o horário foi ampliado devido à procura. "Desde a inauguração, as pessoas não param de chegar. Vêm muitas famílias com crianças", relata.
