41º Salão do Artesanato Paraibano inicia em janeiro com expectativa de 120 Mil visitantes

 41º Salão do Artesanato Paraibano inicia em 9 de janeiro / Foto: Secom-PB

O 41º Salão do Artesanato Paraibano está em fase final de montagem na orla de João Pessoa, com previsão de abertura para 9 de janeiro e encerramento em 1º de fevereiro. O evento reunirá 600 expositores em uma megaestrutura de 6 mil metros quadrados de área coberta, distribuída em um terreno de 10 mil metros quadrados. A organização projeta receber aproximadamente 120 mil visitantes e gerar cerca de 4,5 milhões de reais em vendas e encomendas durante o período.

O Salão funciona em duas edições anuais: uma em janeiro na capital paraibana e outra em junho em Campina Grande, durante o Maior São João do Mundo. A edição de 2026 traz como tema "Mosaico. Arte em cada parte" e inclui inovações estruturais. A megaestrutura compreende hall de entrada, 2.500 metros quadrados de estandes para artesãos, praça de alimentação ampliada, estande de cachaças paraibanas, áreas institucionais, sanitários e depósitos. O evento funcionará diariamente das 16h às 22h.

Uma das principais novidades desta edição é a capacitação oferecida aos artesãos. O Programa do Artesanato Paraibano (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), realizou oficinas criativas e intervenções de design com os expositores, em parceria com o Sebrae-PB. Marielza Rodriguez, gestora do PAP, afirmou que "muitos dos grupos passaram por capacitações e intervenções de design" e que "o visitante será mais uma vez surpreendido com produtos diferenciados".

Os artesãos demonstram otimismo com a edição. Maria Helena Pereira, que trabalha com bordado, intensificou a produção desde outubro com apoio da família. "João Pessoa está na moda. Se há muita gente circulando, a expectativa é que a gente também venda muito", comentou. O Salão homenageará dez artesãos mosaicistas, incluindo Cristiane Galdino, que destacou a importância da visibilidade para a arte milenar do mosaico. Gustavo Vaz, arquiteto responsável pelo projeto, informou que a estrutura inclui áreas ampliadas para gastronomia e estandes institucionais.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem