![]() |
| Farol do Cabo Branco / Crédito: Assessoria |
A Energisa Paraíba implementou o Plano Verão para garantir o fornecimento de energia durante a temporada de maior consumo no estado. A iniciativa inclui manutenções preventivas, aumento da capacidade dos transformadores em regiões de veraneio, obras de melhoria na rede e reforço de equipes técnicas. O plano integra o investimento anual da empresa na Paraíba, que em 2025 ultrapassou R$ 400 milhões, com um terço desse valor destinado à região Leste, onde estão localizadas cidades como João Pessoa, Cabedelo e Conde.
Segundo a gerente de Operações da Energisa, Nathalia Holanda, “o trabalho de manutenção e os investimentos na rede elétrica são contínuos e o Plano Verão reforça a atuação, com especialistas no Centro de Operações Integrado e adaptações na logística de equipes para garantir resiliência de rede e segurança no fornecimento em áreas críticas durante o verão”. A empresa prevê que o consumo de energia no período será 7% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo fluxo turístico, férias escolares e aumento das temperaturas.
Uma das obras estruturantes concluídas este ano foi a ampliação da subestação Paratibe, que recebeu investimento superior a R$ 25 milhões. O projeto incluiu a construção de uma nova Linha de Alta Tensão em 69kV, interligando as subestações Mangabeira e Paratibe, e a substituição do transformador, que aumentou a capacidade em 65%, passando de 20MVA para 33MVA. A gerente de Construção Distribuição e Manutenção, Graziela Matos, explicou que “essas regiões têm um aumento de demanda significativa durante o Verão. A ampliação da subestação garante a qualidade da entrega de energia e um sistema mais robusto”.
A empresa também intensificou as inspeções na rede elétrica, com 133 mil verificações realizadas em 2025, que identificaram mais de 18 mil irregularidades. Durante o verão, as ações se concentram nas áreas de praia e festividades. Além disso, a Energisa prevê receber cerca de 300 pedidos de ligações provisórias em dezembro para atender eventos, decorações natalinas e estruturas temporárias de comerciantes durante o período festivo.
