![]() |
| Foto: Ayrana Lopes / Embratur |
O edital selecionará três projetos de roteiros, cada um contemplado com R$ 50 mil para a produção do conteúdo. Além do aporte financeiro, os vencedores receberão mentoria de embaixadores que são criadores consolidados na plataforma e terão seus vídeos divulgados nos canais oficiais da Embratur. Os roteiros devem explorar temas como aventura, natureza, cultura, gastronomia e diversidade, com o objetivo de atrair mais visitantes estrangeiros para o país.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria. “Com o ‘Cria Brasil’, estamos unindo a força global do YouTube com a criatividade autêntica dos brasileiros para mostrar que o nosso país é um destino plural e sustentável”, afirmou. “O turismo de tela é uma ferramenta poderosa, e essa parceria vai nos ajudar a contar nossa história de um jeito inovador”, completou. Erika Alvarez, gerente de políticas públicas do YouTube, reforçou o alcance da plataforma: “Ao trabalharmos com eles [os criadores], estamos garantindo que a diversidade, a gastronomia e as belezas naturais do Brasil cheguem a telas de todos os continentes de forma autêntica e engajante. O YouTube é hoje uma enorme vitrine do Brasil para o mundo”.
A participação no concurso é aberta a criadores de conteúdo, pessoas físicas ou jurídicas, que possuam canal ativo no YouTube com no mínimo 10 mil inscritos e publicações regulares. Os projetos podem ser submetidos na forma de um vídeo de até 15 minutos em formato horizontal ou três vídeos de até três minutos cada em formato vertical. Todas as informações sobre os temas elegíveis e o processo de inscrição estão detalhadas no edital disponível no site da iniciativa.
