João Pessoa tem fim de semana com música, exposição e encerramento do Mês da Consciência Negra

Casa da Pólvora recebe exposição "Presépio Natalino" / Foto: Daniel Silva / Secom

A programação cultural de João Pessoa começa nesta sexta-feira (28) com atividades simultâneas no Centro Histórico, a partir das 16h. No Hotel Globo, o projeto Sol Maior recebe o duo formado pelo violonista Chagas Fernandes e o baterista Lindemberg Fernandes, apresentando um repertório que mescla música barroca, chorinho e clássicos nordestinos. No mesmo horário, a Casa da Pólvora inaugura a exposição Presépio Natalino, do artista plástico Babá Santana. A mostra, composta por peças em papietagem e personagens natalinos, ficará aberta à visitação até 7 de janeiro, integrando as ações de revitalização da área histórica.

No sábado (29), a música toma conta da Praça Rio Branco a partir das 12h30 com o Sabadinho Bom. A atração desta semana é o grupo Samba D’Kriouluz, que promete uma mistura de samba de raiz, forró e choro, homenageando nomes como Jackson do Pandeiro e Alcione. Logo após, o projeto Samba na Praça dá continuidade à animação com sucessos de Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. Segundo Marcus Alves, diretor da Funjope, esses eventos consolidam o Centro Histórico como polo de economia criativa e convivência social.

O domingo (1º) marca o encerramento das celebrações do Mês da Consciência Negra com o 1º Domingo Negro – Axé na Praça. O evento acontece a partir das 16h na Praça de Iemanjá, na praia de Cabo Branco, finalizando o projeto Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares. A programação inclui Feira de Empreendedorismo, oficinas e apresentações culturais de grupos tradicionais como Maracatu do Maracastelo, Coco de Oxum e Vô Mera e suas Netinhas.

Além da agenda de eventos, a Prefeitura reforçou as políticas afirmativas com o lançamento de um canal de denúncias contra racismo e intolerância religiosa no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. A ferramenta permite o registro de ocorrências e direciona as vítimas para suporte jurídico e psicológico. A iniciativa soma-se à adesão ao Plano da Juventude Negra Viva e a cursos de formação, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade racial.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem