![]() |
| Foto: RF studio / Pexels |
A iniciativa tem foco na prevenção contra o sarampo e na atualização do calendário vacinal, contemplando trabalhadores de agências de viagens, empresas de transporte turístico, meios de hospedagem, bares, restaurantes, promotores de eventos, guias de turismo e outros profissionais que atuam diretamente com visitantes na cidade. A estimativa é de que cerca de quatro mil trabalhadores integrem esse segmento na capital.
A vacinação será realizada com a aplicação da tríplice viral, imunizante que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Além disso, os profissionais poderão atualizar o esquema vacinal com outras vacinas importantes, como hepatite B, febre amarela, dT (difteria e tétano) e influenza, de acordo com a avaliação individual de cada profissional. "Para esta ação com o setor de turismo, é importante que os profissionais levem o cartão de vacinação, caso possuam o documento, para que a equipe de saúde possa avaliar quais doses precisam ser aplicadas", orienta Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Central de Imunobiológicos de João Pessoa (Rede de Frio), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-JP). O objetivo é garantir a proteção dos trabalhadores que estão em contato direto com turistas, sobretudo com a chegada do verão, quando há aumento no fluxo de visitantes na capital paraibana. De acordo com o último boletim do Ministério do Turismo, neste ano, o país já soma 34 casos confirmados de sarampo, sendo que os estados do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão classificados como em surto da doença.
