![]() |
Governador João Azevêdo lança o Fest Aruanda Praia / Foto: Francisco França - Secom |
O governador destacou que o evento se consolidará no calendário de João Pessoa e ressaltou os investimentos estaduais na cultura. "O Fest Aruanda tem história, já são 20 anos do festival, que hoje é referência nacional, e este ano nós vamos ter uma ampliação ao associar as telas à música, em que a população terá a oportunidade de assistir a vídeos, documentários, mas também a shows", afirmou João Azevêdo. Ele acrescentou que o Estado investe mais de R$ 90 milhões ao ano em projetos culturais. O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou o pioneirismo da iniciativa: "O encontro de cinema e música em celebração aos vinte anos do festival é algo extraordinário no cenário artístico cultural da Paraíba".
Este ano, o festival terá programação dupla, com exibição de filmes na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) e na Praia de Tambaú, no Busto de Tamandaré. O Fest Aruanda inicia oficialmente dia 3 de dezembro, às 20h, na Sala Macro XE da Cinépolis, com o documentário musical 'ARY', sobre o compositor Ary Barroso, com presença do diretor André Weller. "Nos 20 anos do Fest Aruanda, o público será contemplado com uma programação diferenciada e sem precedentes nos festivais de cinema nordestinos: o evento sai do shopping durante duas noites e se instala nas areias de Tambaú, democratizando ainda mais o acesso a bons filmes e música de excelente qualidade", disse Lúcio Vilar, fundador e diretor do festival.
Na programação da praia, no dia 4 de dezembro, às 18h, haverá um Tributo a Raul Seixas pelos seus 80 anos, com exibição do filme 'Raul - O Início, O Fim e O Meio', de Walter Carvalho. Após a exibição, às 21h, acontecerá um tributo musical com dez artistas paraibanos, e às 22h, Paula Chalup e Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, apresentarão o 'Rock das Aranhas Show Live'. No dia 5 de dezembro, será exibido o documentário 'Me Chama Que Eu Vou', de Joana Mariani, sobre a trajetória de Sidney Magal, seguido de show do próprio artista. Prestigiaram a solenidade a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, a vice-reitora Mônica Nóbrega, a defensora pública-geral Madalena Abrantes, além de auxiliares da gestão estadual.