![]() |
| Foto: Ascom Sebrae/PB |
O trabalho já foi iniciado em Cabaceiras e Monteiro, que vai complementar a sinalização em outra parte, além de Prata. A gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, explicou que todo o esforço para estruturar melhor os municípios está sendo realizado em parceria com a gestão pública. "Estamos desenvolvendo todo o território, dando prioridade aos municípios que nos procuram para este trabalho, que não é só estrutural, mas também pessoal", disse.
Segundo Madalena, a ação de desenvolvimento do turismo conta com consultores e empreendedores locais para consolidar cada roteiro. Algumas dessas cidades fazem parte da Rota Cariri Cultural, outras estão integradas pelo Pacto ou pelo Fórum de Turismo do Cariri. A análise dos dados do inventário de turismo e economia criativa do cariri está sendo finalizada pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Monteiro e será entregue até outubro.
A gerente destacou que o programa de capacitação começou pela gastronomia, escolhida como prioridade. "Agora, estamos linkando os eventos com a capacitação, estratégia que vem dando certo. Estivemos na 11ª Expoprata em agosto, e encerramos semana passada na Expo Monteiro", comentou. Os planejamentos de turismo foram realizados este ano em São Domingos do Cariri, Caturité, São João do Cariri e Barra de São Miguel. O mesmo trabalho foi feito em Boa Vista e as atualizações de Sumé, Cabaceiras, Boqueirão e Riacho de Santo Antônio estão em execução.
