Apresentações musicais marcam final de semana cultural em João Pessoa

Foto: Assessoria

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) promove uma intensa programação musical nesta sexta e sábado, com eventos em diferentes pontos da cidade que destacam talentos locais e convidados internacionais. Na sexta-feira (29), o Centro Cultural São Francisco recebe o concerto de encerramento do 8º Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), projeto apoiado pela Funjope e coordenado pelo professor Felipe Avellar de Aquino. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa será regida pelo maestro Carlos Dourthé, que viaja de Paris especialmente para a ocasião. Dourthé, violoncelista de renome internacional e Diretor Musical da Orchestre et Chœur des Universités de Paris, traz consigo uma trajetória marcada por atuações com grandes nomes da regência, como Kurt Masur e Pierre Boulez. O programa inclui Introdução e Rodó capriccioso, de Saint-Saëns, o Concerto para violoncelo n.1, de Shostakovich, e a Sinfonia n.1, de Beethoven, com solos de Felipe Avellar de Aquino e Cármelo de Los Santos.

Também nesta sexta, às 16h, o Hotel Globo sedia mais uma edição do projeto Sol Maior, que há mais de quatro anos se consolida como um momento cultural marcante no pôr do sol da cidade. A cantora Alline Fernandes, bacharel em canto erudito pela UFPB, se apresenta ao lado do pianista Ezequiel Gonçalves, com participação do clarinetista José Fernandes. O repertório combina obras eruditas brasileiras como Aboio (Ernane Braga) e Vespera’l (Lorenzo Fernandes), além da ária O mio babbino caro, de Puccini, e canções populares como Carinhoso, Sabiá e Paraíba jóia rara, com arranjo de Chiquito. A apresentação celebra a diversidade da música brasileira e fortalece o vínculo entre arte, patrimônio histórico e natureza no espaço do Hotel Globo.

No sábado (30), a Praça Rio Branco recebe o Sabadinho Bom, a partir das 12h30, com o cavaquinista Helton Souza interpretando clássicos do samba e chorinho, como Brasileirinho, de Waldir Azevedo, e músicas de Arlindo Cruz e Kojak do Banjo. Ele é acompanhado por um conjunto formado por Fernando Moura, Breno Brito, Rebeca Aires, Gilmar Maryton, Jefferson Pereira, Ryann Souza e outros músicos. Logo após, tem início o Samba na Praça, com Josinaldo Nascimento e grupo, apresentando sucessos de Zeca Pagodinho, Alcione, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Exaltasamba e outros grandes nomes do gênero. Os eventos reforçam o compromisso da Prefeitura de João Pessoa e da Funjope com a valorização de artistas locais, a democratização do acesso à cultura e a ocupação de espaços públicos com arte de qualidade.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem