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Foto: GettyImages |
Essa transformação no comportamento de consumo impulsiona diretamente o turismo nacional. O setor aéreo doméstico, por exemplo, transportou 48 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o resultado evidencia o crescente interesse dos brasileiros em explorar destinos dentro do próprio país, o que vem sendo incentivado por programas como o "Conheça o Brasil".
Esse programa engloba iniciativas como o "Conheça o Brasil: Voando", que promove o acesso a tarifas aéreas mais acessíveis, e o "Conheça o Brasil: Realiza", uma parceria com o Banco do Brasil que oferece financiamento para viagens com prazos de pagamento de até 60 meses.
Ao mesmo tempo, o turismo de experiências registra crescimento expressivo. Segundo levantamento da Paytour com mais de 1.300 empresas, as vendas de atividades turísticas aumentaram 14,7% no primeiro semestre de 2025, enquanto a receita do setor teve alta de 36,83%. Passeios e tours representam a maior parte das vendas (40,37%), seguidos por serviços de Day Use (24,89%) e atividades de aventura, que cresceram 47% no Carnaval.
Em termos regionais, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro lideram em volume de experiências vendidas, enquanto São Paulo, Rio e Santa Catarina registraram maior faturamento, devido ao valor agregado das atividades ofertadas. Outro dado relevante é o aumento de 208,14% nas vendas para estrangeiros, com destaque para turistas da Argentina, Estados Unidos e Chile.
A forma de pagamento também mostra evolução: o Pix cresceu 50,86% nas transações, representando 34,25% das vendas. Já o cartão de crédito ainda lidera com 49,11%, mas com ticket médio superior. O consumidor também tem se planejado com mais antecedência, agora com média de 15 dias antes da viagem. Por fim, o canal de vendas por afiliados cresceu 32%, reforçando sua importância na distribuição de experiências em todo o país.
Redação