![]() |
Santiago de Compostela, Espanha / Foto de Jo Kassis / Pexels |
O projeto Camino Vertical, classificado como uma operação de importância estratégica, visa renovar e fortalecer as rotas do Caminho de Santiago de Compostela, estreitando os laços culturais e turísticos entre Espanha e Portugal. A iniciativa, apoiada pelo programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), tem como foco a valorização, recuperação e melhoria dos antigos Caminhos Jacobeus, além da promoção de estratégias de marketing e digitalização.
Com orçamento superior a 2,6 milhões de euros, sendo quase 2 milhões financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF), o projeto pretende ampliar o potencial turístico e preservar o patrimônio cultural e natural associado às rotas do sul e oeste do Caminho. Espera-se que as ações gerem impactos positivos locais, fortalecendo o desenvolvimento regional e a coesão social.
O Caminho de Santiago é uma rede histórica de peregrinações que atrai anualmente cerca de 500 mil participantes, consolidando-se como um dos maiores atrativos turísticos da Europa. O projeto Camino Vertical busca atender à crescente demanda por experiências culturais autênticas, promovendo um turismo sustentável e integrado entre os países ibéricos.
Redação