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O presidente da Embratur, Marcelo Freixo / Foto: Márcio Menasce - Embratur |
A primeira apresentação ocorreu na sede do Sebrae Rio, marcando o início de uma série de encontros em todas as unidades da federação. O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de duas décadas, e visa fortalecer a identidade do país, ampliar sua presença no cenário turístico global e promover um turismo mais sustentável e competitivo.
Elaborado pela equipe técnica da Embratur, com apoio do Ministério do Turismo e participação ativa de representantes do trade nacional e internacional, o plano foi desenvolvido com base em consultas públicas, pesquisas em três idiomas e reuniões com gestores públicos, empresários e trabalhadores do setor. Ao todo, foram coletadas 2.458 respostas, garantindo ampla representatividade.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância de levar o plano a todas as regiões, destacando que o processo colaborativo de construção será mantido nas apresentações estaduais. Para ele, a iniciativa representa um novo posicionamento do Brasil no mercado internacional, mostrando um país diverso, sustentável e democrático.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que o fortalecimento da promoção internacional beneficia diretamente as micro e pequenas empresas, que representam 97% do setor turístico brasileiro. Segundo ele, o plano tem potencial de gerar emprego e renda, impulsionando a economia e valorizando os seis biomas do país.
O lançamento oficial do Plano Brasis ocorreu no dia 19 de maio, durante o Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, teve como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro” e reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para debater estratégias de fortalecimento do Brasil como destino competitivo.
O plano busca ampliar o fluxo de turistas internacionais, aumentar a receita gerada pelo setor e promover uma distribuição equilibrada do turismo pelo território nacional. O lançamento acontece em um momento de crescimento expressivo: de janeiro a abril de 2025, o Brasil recebeu mais de 4,4 milhões de visitantes internacionais, equivalente a 65% de todo o fluxo registrado em 2024, quando o país arrecadou US$ 7,3 bilhões com turismo estrangeiro.