Embratur e Sebrae destacam resultados de parceria que impulsiona o turismo brasileiro em mercados internacionais

Foto: Renato Vaz / Embratur

A parceria entre a Embratur e o Sebrae foi tema central da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, realizada nesta quinta-feira (29), em João Pessoa (PB). Durante o encontro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou os resultados do trabalho conjunto, que resultou em recordes na entrada de turistas estrangeiros e no volume de divisas provenientes do turismo internacional.

Entre janeiro e abril de 2025, o Brasil recebeu 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse intervalo, os turistas internacionais injetaram US\$ 3,09 bilhões na economia brasileira, crescimento de 15,2%.

Freixo destacou que esses avanços têm impacto direto na geração de emprego e renda em diversos segmentos, beneficiando pequenos empreendedores e trabalhadores do setor de turismo. Segundo ele, mais de 95% dos negócios turísticos são compostos por microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Outro resultado apresentado foi a entrega do Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do país, que reforça a diversificação dos destinos brasileiros no exterior. A atuação conjunta também permitiu que dois roteiros turísticos da Paraíba fossem incorporados ao catálogo internacional da Embratur, o Feel Brasil.

As ações promovidas incluem iniciativas como a Jornada de Preparação dos Pequenos Negócios Turísticos para a Internacionalização, a participação na Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris, as Galerias Visit Brasil em diversos países, o Visit Brasil Summit e campanhas de promoção internacional. Destacam-se também viagens de familiarização para operadores e agentes de turismo e a participação em feiras internacionais, como a IFTM Top Resa e a ILTM Cannes, que contribuíram para um aumento de 80% na chegada de turistas franceses ao Brasil entre 2022 e 2024.

Juntas, Embratur e Sebrae alcançaram mercados em 17 países, incluindo Colômbia, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Itália, Bolívia, Estados Unidos, México, Panamá, Suíça e Canadá.

Outro foco da parceria foi o fortalecimento da presença digital e da competitividade de micro e pequenas empresas turísticas, com ações voltadas para melhores práticas em comercialização digital e inovação. Das 101 experiências turísticas mapeadas, 91 envolvem micro e pequenas empresas, sendo que 73% delas receberam atendimento do Sebrae.

Por meio do EmbraturLab, laboratório de inovação da Embratur, a parceria também promoveu a Chamada Pública de Inovação Aberta e o lançamento do projeto “Trem do Samba”, com o objetivo de valorizar a cultura brasileira, enriquecer experiências turísticas e impulsionar a economia local.

O presidente da Embratur reforçou a intenção de dar continuidade à parceria para o biênio 2025/2026, destacando que "nunca promovemos o país tão bem como nestes últimos três anos". Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, preparar o empresariado para o mercado internacional é essencial para fortalecer a competitividade e fomentar o desenvolvimento sustentável.

O Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, responsável pela gestão dos recursos e definição de diretrizes da instituição, conduziu a reunião sob a coordenação de José Zeferino Pedrozo.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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