![]() |
Foto de Tim Gouw (Pexels) |
Somente em abril, o país registrou 686.239 entradas internacionais, um crescimento de 72% em relação ao mesmo mês de 2024. Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, refletem a crescente atratividade do Brasil como destino global, impulsionada por ações coordenadas de promoção e ampliação da conectividade aérea.
A Argentina lidera como principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, seguida por Chile e Estados Unidos. Entre os europeus, destacam-se Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, que juntos enviaram quase meio milhão de turistas.
Com o objetivo de expandir esse fluxo, o Ministério do Turismo tem promovido ações específicas para atrair visitantes europeus. Em visita oficial à República Tcheca, representantes da Pasta discutiram estratégias com a Embaixada do Brasil em Praga para fortalecer a presença do país no mercado tcheco, destacando os segmentos de sol, praia e natureza, com ênfase especial na Amazônia, que será palco da COP30 em novembro.
Paralelamente, o Ministério e a UNESCO lançaram um edital para contratação de consultoria especializada com foco na promoção de Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes. O projeto visa desenvolver publicações estratégicas voltadas à inovação, sustentabilidade e valorização cultural, com o objetivo de ampliar a competitividade e visibilidade internacional do turismo brasileiro.
Redação