Rubacão pode virar prato típico oficial da Paraíba: proposta é da vereadora Eliza Virgínia

Com raízes no sertão e sabor que conquistou a capital, o tradicional rubacão pode ganhar o reconhecimento que merece

A vereadora Eliza Virgínia apresentou uma proposta, neste terça (22), em sessão na Câmara Municipal de João Pessoa, que vai virar projeto de lei que promete dar mais visibilidade à gastronomia regional: a ideia é oficializar o rubacão como prato típico da Paraíba, com destaque especial para João Pessoa, onde o prato é amplamente apreciado e representa uma verdadeira conexão entre o interior e a cidade.

O rubacão, mistura saborosa de arroz, feijão verde ou macassa, carne de charque, linguiça(ou outras carnes salgadas)queijo coalho, nata e temperos é um prato carregado de identidade e memória afetiva. Surgido no sertão nordestino, ele atravessou gerações e chegou à mesa urbana como símbolo de resistência, simplicidade e sabor.

Para Eliza Virgínia, reconhecer o rubacão como patrimônio imaterial é também uma forma de valorizar a cultura alimentar paraibana. “Mais do que um prato, o rubacão representa a força do nosso povo, a criatividade na cozinha e o sabor da nossa história”, destacou a vereadora durante a apresentação da proposta.

Trabalhar a valorização da culinária regional e fortalecer o turismo gastronômico na capital é um dos objetivos do PL.

Assessoria 

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem