![]() |
Foto: Arquivo MTUR |
O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou um recorde histórico no fluxo de turistas estrangeiros nos dois primeiros meses de 2025. De acordo com dados da concessionária RIOGaleão, mais de 473 mil visitantes internacionais desembarcaram no terminal entre janeiro e fevereiro, o maior volume para o período desde 1977.
O crescimento está relacionado à reestruturação da malha aérea da cidade, iniciada em 2023. A redistribuição de voos, que também envolveu o Aeroporto Santos Dumont, foi realizada com o apoio do Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de órgãos do Governo Federal, buscando descentralizar as operações e fortalecer o Galeão como principal ponto de chegada de voos internacionais.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou os resultados e destacou a importância da coordenação entre diferentes esferas do governo. "Os números demonstram o impacto das mudanças adotadas para aprimorar a conectividade aérea e a recepção de turistas internacionais", afirmou.
Para ampliar a conectividade aérea do Brasil com outros países, o Ministério do Turismo tem promovido iniciativas como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). No primeiro edital do programa, lançado no ano passado, foram investidos R$ 3,3 milhões para captar mais de 70 mil assentos em voos internacionais com destino ao Brasil. Outra ação em andamento é a ampliação do programa "Conheça o Brasil: Voando", que incentiva o uso da modalidade "stopover", permitindo escalas prolongadas em cidades intermediárias antes do destino final.
A visibilidade do Brasil no turismo internacional também foi reforçada em março com a inauguração do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro. Primeira representação da entidade nas Américas e no Caribe, a unidade tem o objetivo de promover o país como destino turístico, atrair eventos e estimular investimentos no setor.