![]() |
Imagem gerada por IA |
O levantamento, que ouviu um total de 19.500 pessoas em todas as capitais do país, com idade a partir de 16 anos, destaca a forte adesão dos pessoenses às festas juninas. Entre os 37% dos entrevistados que frequentam festas populares, 75% participam das celebrações juninas, enquanto 55% frequentam blocos de Carnaval e 37% desfiles carnavalescos. Além disso, o forró se destaca como o ritmo musical preferido por 47% dos moradores da capital.
A pesquisa também explorou o acesso a outros espaços culturais em João Pessoa. Locais históricos como a Casa da Pólvora, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco foram citados como os mais visitados nos últimos 12 meses. O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, destacou a relevância do estudo para a formulação de políticas culturais na cidade, ressaltando o sucesso das iniciativas da gestão municipal em fortalecer os eventos juninos e democratizar o acesso à cultura nos bairros.
Um dado relevante da pesquisa é que, enquanto outras 12 capitais registraram queda no acesso a atividades culturais, João Pessoa se manteve estável. Esse dado reforça a importância das políticas públicas locais na promoção e preservação da cultura.
Redação