![]() |
Foto: Secom-PB |
Inaugurado em 2021 pelo governador João Azevêdo, o Crença funciona como um espaço de preservação da tradição da renda renascença, além de ser um local de comercialização e capacitação para as rendeiras. O centro abriga uma loja com peças produzidas pelas artesãs, um laboratório de inovação e design, e a sede do Conarenda (Consórcio das Rendeiras do Cariri).
A participação do Crença na BTL foi celebrada como um reconhecimento do trabalho realizado pelo governo da Paraíba em parceria com o Sebrae e as prefeituras da região. O modelo de gestão do centro, que coloca as rendeiras como protagonistas e oferece apoio e orientação, tem sido elogiado por sua capacidade de promover a inclusão social, a viabilidade econômica e o desenvolvimento local sustentável.
Durante o evento em Lisboa, a rendeira Marlene Leopoldino teve a oportunidade de apresentar o trabalho do Crença e o impacto positivo que ele tem na vida das artesãs. A visibilidade alcançada em Portugal demonstra o potencial da renda renascença paraibana como produto turístico e cultural, além de fortalecer a autoestima e a autonomia das mulheres que dedicam suas vidas a essa arte.
O sucesso do Crença tem gerado resultados concretos para as rendeiras, que recentemente investiram nos lucros do centro para criar embalagens, sacolas e etiquetas personalizadas para seus produtos. O reconhecimento internacional do modelo de gestão do Crença é um marco importante para a valorização do artesanato paraibano e para o desenvolvimento da região do Cariri.
Redação