![]() |
Foto: Arquivo MTUR |
Além da geração de empregos, o turismo é apontado como um importante atrativo de investimentos, com um crescimento de 40% nas receitas estrangeiras em 2024, atingindo US$ 360 milhões, segundo levantamento do MTur com base em dados do Banco Central.
A pesquisa também revela que 43% dos brasileiros percebem um crescimento do turismo nacional nos últimos dois anos, e 51% acreditam que o país tem um grande potencial a ser explorado nesse setor. No entanto, há divisão de opiniões sobre o aproveitamento desse potencial, com 43% considerando que ele é bem aproveitado e outros 43% acreditando que é pouco aproveitado.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que a percepção dos brasileiros reflete o impacto econômico do turismo no país e os bons resultados obtidos nos primeiros anos da atual gestão. Ele ressalta que a atividade turística é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade social.
A pesquisa aponta ainda que o combate à pobreza e à desigualdade social é a política pública com maior potencial para impactar positivamente o turismo no Brasil, na avaliação de 33% dos entrevistados. Ações para baratear custos de viagens, segurança pública, investimento em infraestrutura e qualificação profissional também são apontadas como importantes para o desenvolvimento do setor.
A pesquisa "Tendências de Turismo Verão 2025" foi realizada pela Nexus entre 14 e 28 de outubro de 2024, com 5.542 entrevistas domiciliares em todo o país, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Redação