MTur participa de Seminário Internacional de Patrimônio e Turismo do Mercosul


Evento discute estratégias para a valorização do patrimônio e a retomada do turismo no pós-pandemia

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta segunda-feira (18.10), por vídeo, da abertura do 3º Seminário Internacional de Patrimônio e Turismo do Mercosul (Sempat). Promovido pelo Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e pela Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, o evento discutirá, até a próxima quinta-feira (21.10), estratégias para a valorização do patrimônio e a retomada do turismo frente aos desafios e oportunidades do século 21. Os interessados poderão acompanhar no canal do Iphan no Youtube.

Durante a cerimônia de abertura, Gilson Machado Neto, parabenizou a iniciativa do evento e pontuou a necessidade de mais ações como essa para discutir medidas para o pós-pandemia. “Este fórum que se inicia hoje não poderia ser mais oportuno. Aqui poderemos trocar experiências, principalmente quanto à gestão do patrimônio e do turismo em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Reforço o compromisso do governo brasileiro com a proteção e a preservação da história e da identidade do povo brasileiro”, destacou.

Em sua terceira edição, o seminário trará temas como o Patrimônio Cultural e economia criativa, o desenvolvimento sustentável, as experiências turísticas e a participação das comunidades. Além destas oportunidades, que impactam no crescimento econômico, o evento colocará a preservação do Patrimônio Cultural no centro do debate. Os temas transversais abordados incluem o processo de valorização dos bens culturais e a criação de narrativas e de ferramentas para manter suas características originais.

Para o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, seminários como esse são importantes, principalmente para a disseminação da cultura brasileira. “Essa troca possibilita que, de maneira conjunta, os países participantes pensem em estratégias interessantes para que o mundo conheça a nossa cultura, a nossa pluralidade, as belezas naturais e os nossos bens culturais”, declarou.

Durante os quatro dias de seminário, gestores de diferentes países apresentarão estudos de caso com indicadores sobre a gestão do patrimônio e do turismo no cenário atual. O III Seminário Internacional de Patrimônio e Turismo do Mercosul contará também com a presença de representações da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“É fundamental para nós promover o debate essa aliança entre os países parceiros na busca pela preservação do patrimônio e da retomada do turismo diante dos atuais desafios que temos enfrentado”, finalizou a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto.

SEMPAT - A primeira edição do Sempat foi realizada em Colônia do Sacramento, Uruguai, entre os dias 25 e 27 de abril de 2016. Já a segunda edição do evento, foi realizada em Encarnación, Paraguai, nos dias 3 e 4 de abril de 2018. Ainda em 2018, na reunião do Comitê Técnico de Patrimônio e Turismo do Mercosul (Compat), o Brasil se comprometeu a sediar e organizar o III SEMPAT.

Por Victor Maciel - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários