No Dia Mundial do Rock, Brasília ganha rota turística voltada ao estilo musical


Roteiro passa por tradicionais atrativos da capital federal, como a Torre de TV, a Ermida Dom Bosco e a Concha Acústica

Que tal conhecer um pouquinho da história e dos lugares onde nasceram algumas das principais bandas de rock do país? Se você é um dos apaixonados e curiosos pelo estilo musical, Brasília (DF) é um ótimo destino para isso. É que a capital federal inaugurou nesta terça-feira (13.07), Dia Mundial do Rock, a rota turística “Brasília Capital do Rock”. No novo roteiro, o turista poderá conferir, por meio de QR Code e de placas instaladas em pontos específicos, um resumo da trajetória desse ritmo que une gerações no Brasil e no mundo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a iniciativa é a cara de Brasília, já que a cidade foi berço de grandes nomes nacionais do rock, como Cássia Eller, Capital Inicial e Legião Urbana. “Eu, que sou músico, me sinto muito animado com uma rota dessa. Contar um pouco da história dessas bandas e desse estilo, que movimentou e movimenta até hoje o país, é uma ideia genial. Parabéns a Brasília por mais uma ação que valoriza e diversifica a cultura e o turismo do Brasil”, elogia o ministro.

A nova rota passa por diversos pontos já conhecidos da cidade, como a Torre de TV, a Ermida Dom Bosco e a Concha Acústica, palco de vários shows na capital federal. Para auxiliar moradores e visitantes, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal irá sinalizar, com informações em português, inglês e espanhol, os atrativos que compõem o roteiro do rock. As placas, com iconografia padrão e identificação assinalada por uma nota musical, contam a história resumida dos locais.

Segundo a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a partir de agora, moradores e turistas contarão com uma experiência única, pelo olhar do estilo musical que consagrou a história da cidade e que foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. “No Dia Mundial do Rock, estamos resgatando essa história, definitivamente, porque ressignificamos a importância de um movimento cultural único no Brasil e que agora se torna também um roteiro turístico único. Isso é nosso. Só Brasília alcança esse privilégio”, frisa.

Ainda de acordo com a secretária de Turismo do DF, a Rota do Rock vai consolidar a memória desse patrimônio da cidade, mapeando os locais mais importantes e emblemáticos. A proposta é que nesses espaços ocorram apresentações musicais ao estilo de eventos como o Porão do Rock, o Picnik e o Rock na Ciclovia. “A nossa intenção é que os jovens possam aprender com nossos músicos e que sejamos inspiração e ação de transformação de vidas pela música. Assim, estaremos fomentando também uma maior visibilidade do cenário independente local e da economia criativa, por meio do turismo interno”, acrescenta Vanessa Mendonça.

DESTINOS “ROCKEIROS” - Além de Brasília, o Dia Mundial do Rock está sendo celebrado em outros destinos do país. Em Goiânia (GO), por exemplo, haverá a transmissão de um show da Banda União Clandestina, conhecida no cenário goiano do estilo. A veiculação do evento será realizada pelo canal do Teatro SESI no YouTube e ainda terá tradução para Libras.

Já em Gramado (RS), o Hard Rock Café reservou uma programação específica para o dia. No local, os turistas poderão conferir apresentações do Acoustic Sessions by Jerônimo Tomazelli, da dupla Andy e Nino dos Star Beetles e de um cover de Elvis Presley, por Johnny Grace.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF

Por Victor Maciel - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários