Foz do Iguaçu (PR) será sede de projeto-piloto do MTur para curso de capacitação


Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, fez o anúncio em agenda oficial na cidade; iniciativa ensinará inglês para profissionais do setor

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou, neste sábado (10.07), Foz do Iguaçu (PR) como sede de projeto-piloto para capacitação em língua inglesa. A indicação foi confirmada durante agenda oficial na cidade, onde Machado Neto visitou importantes destinos turísticos, como a Itaipu Binacional e o Parque Nacional do Iguaçu. Além disso, ao lado do deputado federal Vermelho e do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, divulgou a intenção de fazer de cidade um dos destinos turísticos inteligentes do país.

A metodologia adotada para a capacitação dos profissionais de turismo consiste no treinamento de palavras e frases em inglês voltadas ao setor e com base nas principais necessidades dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “São cerca de 400 palavras que serão ensinadas no contexto do turismo para serem aplicadas em situações específicas da rotina desses trabalhadores. Em três meses o guia ou o funcionário já terá informações necessárias para atender os turistas internacionais”, disse o ministro Gilson Machado Neto.

Além disso, a intenção é estruturar Foz do Iguaçu para que a cidade tenha uma melhor conectividade, especialmente em parques e destinos turísticos. A conectividade é um dos pilares de um Destino Turístico Inteligente, caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

Para o ministro Gilson Machado Neto, a disponibilização de internet para o turismo é fundamental para que o destino ganhe notoriedade e, consequentemente, resulte em mais visitas. “É impensável um destino como o Parque Nacional do Iguaçu ou a Itaipu Binacional não terem boas redes de internet brasileira disponíveis e, com isso, os turistas se conectarem com redes de outros países, como do Paraguai e da Argentina”, afirmou.

Na parte da manhã, o ministro Gilson Machado Neto visitou a Itaipu Binacional, que recebe cerca um milhão de turistas por ano. Em reunião com o general João Francisco Ferreira, diretor-presidente da Itaipu Binacional,  e com o general Eduardo Garrido, diretor do Parque Tecnológico de Itaipu, o ministro tratou de projetos para fortalecer a visitação na usina e as atividades turísticas na região.

Gilson Machado também fez uma visita institucional ao Parque Nacional do Iguaçu, que registrou aumento de 83% no fluxo de turistas em junho de 2021 em relação a maio deste ano. O Parque recebe mais de dois milhões de turistas anualmente.

No primeiro semestre de 2021, o Parque Nacional recebeu 208.360 viajantes, de 91 nacionalidades. Apesar de os brasileiros, principalmente das regiões Sudeste e Sul, liderarem o ranking, os registros mostram que pouco a pouco os turistas estrangeiros também estão voltando a movimentar o turismo nacional. Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, Colômbia, Argentina, Espanha, México e Chile estão entre os 10 países que marcaram presença no parque nos últimos meses.

SOBREVOO - O ministro do Turismo realizou, também, um sobrevoo na Usina de Itaipu e no Parque Nacional do Iguaçu e reforçou que a cidade paranaense é referência para todo o planeta por causa de suas belezas únicas. “Só confirmei o que eu sempre digo em todos os lugares que vou: o Brasil é o melhor lugar do mundo para turismo de natureza", disse. 

Por Rafael Brais - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários