MTur, Mapa e UFF apresentam próximos passos do projeto Experiências do Brasil Rural


Os Ministérios do Turismo e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram nesta quarta-feira (02.06) as próximas ações para o andamento do projeto “Experiências do Brasil Rural”. Os selecionados foram conhecidos oficialmente no último dia 24 de maio e a partir da próxima semana irão iniciar a etapa de diagnóstico, onde serão avaliados aspectos relacionados à experiência, hospitalidade, qualidade técnica e gestão e marketing dos roteiros.

De acordo com o cronograma proposto, após a etapa de diagnóstico, os empresários, empreendedores e produtores rurais participarão de capacitações, mentorias, seminários, oficinas de experiências e ações de promoção e apoio à comercialização de seus roteiros. A expectativa é de que as experiências desenvolvidas a partir do Projeto possam ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.

Ao todo, oito rotas foram selecionadas pelo projeto divididas em quatro cadeias agroalimentares: do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia, localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a necessidade de se trabalhar os roteiros para o desenvolvimento do turismo rural no país. “Sabemos que é uma atividade que representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos nos municípios abrangidos pelas rotas. Temos que estruturar o potencializar ainda mais estas experiências, para aumentar a competitividade do mercado turístico brasileiro”, destacou.

TURISMO RURAL - O Projeto Experiências do Brasil Rural integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Entre os benefícios do fortalecimento deste segmento está a construção de uma alternativa de renda para o campo, apoio na estabilização da economia local e criação de negócios e empregos diretos e indiretos.

O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região. Para saber mais, acesse o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural.

Por Victor Maciel - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários