A Organização Mundial do Turismo (OMT) participou da ITB Berlin 2021, que aconteceu virtualmente, para liderar os debates sobre os desafios que o setor enfrenta atualmente e as oportunidades que devem ser aproveitadas para o futuro. Na ocasião, a OMT apresentou perspectivas positivas para o turismo, com particular destaque para a sua capacidade histórica de liderar na linha da frente e de se adaptar a novos desafios.
No dia da abertura do ITB Berlin Now, a OMT garantiu que a sustentabilidade estivesse em alta na agenda. A OMT, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Fundação Ellen MacArthur organizaram em conjunto o evento intitulado ‘Eliminar. Inovar. Circular: Estratégias da Global Tourism Plastics Initiative), apresentando informações essenciais sobre os setores público e privado, demonstrando até que ponto abordar as causas da poluição do plástico no turismo pode apoiar a recuperação sustentável do setor após a pandemia.
Além de seu compromisso com uma maior sustentabilidade, a organização tem outra prioridade essencial: seu compromisso com a igualdade de gênero. No segundo dia do ITB Berlin, e no contexto do Mês da História da Mulher, a OMT organizou uma mesa redonda especial sobre “Gamechangers e mulheres empresárias no turismo”.
Recuperação do Turismo
No ITB Berlim, a OMT também focou na retomada do turismo e reuniu representantes dos principais meios de comunicação para estudar a relevância de uma nova narrativa adaptada ao repensar e reiniciar o turismo, tendo a sustentabilidade como objetivo norteador. O grupo reconheceu que a pandemia mudou a forma como a mídia apresenta o turismo e promove os destinos, e os membros concordam plenamente com sua visão otimista do turismo que, além de retomar o seu crescimento, incentivará tanto os turistas quanto as partes interessadas em todo o setor demonstrem maior interesse nos efeitos do turismo.
Além de organizar eventos, a OMT também contribuiu com a participação de seus especialistas para um debate sobre turismo para o desenvolvimento sustentável. O evento foi organizado pelo Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e pela Corporação Alemã para o Desenvolvimento Internacional (GIZ).
Fonte: Pedro Menezes - Mercado & Eventos
0 Comentários