Embratur sob novo comando

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem novo presidente. A nomeação do cientista político Vinicius Lummertz foi publicada nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial da União. Com ampla experiência no setor, o catarinense ocupou o mesmo cargo entre junho de 2015 e março de 2016 e atuou também como secretário nacional de políticas de turismo, no Ministério do Turismo, onde trabalhou por quase três anos.

Entre as ações que Lummertz executou durante a primeira passagem pelo Instituto estão a implementação do Comitê Descubra Brasil no Canadá e na Rússia. Também atuou fortemente na promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 nas mais importantes feiras internacionais do setor – como FITUR em Madri e WTM Londres - bem como na promoção do Brasil como destino turístico para mercados estratégicos.

No período em que trabalhou no Ministério do Turismo, Lummertz liderou o processo de elaboração do Plano de Marketing Nacional, participou do debate sobre o trabalho intermitente, a terceirização e a simplificação dos marcos regulatórios e processos de formalização das empresas. À frente da secretaria de Políticas coordenou, ainda, o Plano Nacional do Turismo, um documento referência para o setor produtivo.

Lummertz também foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, diretor nacional e estadual do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e secretário de Estado do Planejamento e Relações Internacionais de Santa Catarina.

Agência de Notícias do Turismo - Por Gustavo Henrique Braga
Foto: Gustavo Messina