![]() |
| Foto: Marco Pimentel / Secom-PB |
A implementação requer que os empreendimentos, independentemente do porte, organizem seus processos internos para aderir ao novo formato. O sistema oferece funcionalidades como autenticação via gov.br e integração com softwares de gestão já utilizados pelo setor hoteleiro. Além disso, a ferramenta disponibiliza o uso de QR Code para a realização de pré-check-in, recurso voltado para a redução de filas e agilização do atendimento aos hóspedes.
Para as autoridades locais, a mudança é estratégica para o planejamento do setor. O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que a ferramenta permitirá o acesso a informações consolidadas sobre o fluxo de visitantes. "Com a FNRH Digital, teremos dados consolidados e atualizados em tempo real sobre o fluxo de visitantes, permanência e perfil do turista", afirmou. Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou que a plataforma "reduz a burocracia no check-in, garante mais segurança no tratamento das informações e contribui para uma gestão mais transparente e integrada".
A adoção do sistema digital também impacta a mensuração estatística do turismo no estado. Segundo Jarbas Lucena, diretor de Economia e Fomento da PBTur, a tecnologia permitirá aferir com precisão o volume de turistas através dos dados dos empreendimentos inscritos no Cadastur. Para os estabelecimentos, a transição promete benefícios como automação de processos, economia de recursos e maior segurança jurídica, consolidando uma base de dados robusta para a formulação de políticas públicas.
