![]() |
| Foto: Secom-PB |
Segundo a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, o programa busca articular conservação ambiental e desenvolvimento territorial através do diálogo com comunidades e prefeituras. “É um processo de diálogo com comunidades, prefeituras, coletivos e diversos atores sociais. Essa escuta nos permite aperfeiçoar o PBTrilhas”, afirmou a gestora. A iniciativa visa fortalecer as estratégias de gestão em áreas protegidas e contribuir para o sistema nacional de unidades de conservação.
Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o projeto consolida uma nova perspectiva para o setor no estado. “O programa estrutura o turismo de trilhas como uma política pública estratégica, capaz de conectar territórios, valorizar os ativos naturais e culturais e criar possibilidades de desenvolvimento econômico”, destacou. A proposta alinha planejamento e governança para ampliar a competitividade dos destinos paraibanos de forma sustentável.
O PBTrilhas prevê o desenvolvimento de percursos que beneficiem comunidades tradicionais e rurais, abrangendo polos turísticos como a Trilha dos Potiguaras e o Vale dos Sertões. A analista da Semas, Suênia Oliveira, ressaltou que a construção participativa da política permite fortalecer o planejamento e a gestão das ações nos territórios envolvidos.
