Paraíba reforça articulação internacional e conecta destinos estratégicos na FITUR 2026

Foto: Facebook / Rosália Lucas / Reprodução

A participação da Paraíba na FITUR 2026, em Madrid, marcou mais uma etapa do processo de internacionalização do turismo do estado. As agendas envolveram ações de promoção de destinos, fortalecimento de parcerias com operadoras europeias e apresentação de equipamentos turísticos estruturantes. Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a atuação “reforça o compromisso do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro com o desenvolvimento do turismo, geração de oportunidades e o posicionamento da Paraíba no cenário global”.

A presença ocorreu a convite da Aena, concessionária do Aeroporto Internacional de João Pessoa. Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, afirmou que “Madrid foi palco de mais um passo importante na internacionalização do turismo paraibano” e registrou agradecimento ao presidente e CEO da Aena, Maurici Lucena Betriu, pela parceria que, segundo ela, fortalece a visibilidade do estado e a conectividade aérea. No estande da empresa, a comitiva apresentou o Polo Turístico Cabo Branco, descrito por Ferdinando como “o maior complexo turístico planejado em execução no Brasil”.

A agenda incluiu reuniões com grandes operadoras da Europa, entre elas El Corte Inglés e LUCA, nas quais foram discutidas possibilidades de promoção conjunta e divulgação de produtos e experiências da Paraíba ao mercado europeu. Também houve encontro com Simone Scorsato, gerente de Eventos Internacionais da Embratur, para alinhar a participação do artesanato paraibano na Galeria Visit Brazil Oceania, prevista para ocorrer durante a BTL.

A comitiva visitou ainda o estande do México, destino homenageado desta edição, onde relembrou a missão de cooperação cultural realizada em Puebla no ano anterior. Rosália destacou que essa ação “uniu o artesanato e as artes visuais em uma troca cultural com um país rico em tradições”. Ferdinando citou dados do Ministério do Turismo e da Embratur ao afirmar que “só em 2025 o aumento de turistas estrangeiros somou mais de 127%”, destacando o avanço do interesse internacional pelo estado.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem