Brasil posiciona sustentabilidade como principal diferencial do turismo nacional durante COP 30

Foto: Daniel Hiroshi / EBC

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que as ações de sustentabilidade representam o principal diferencial competitivo do Brasil no setor turístico. Durante participação no programa "Bom Dia, Ministro" direto de Belém, sede da COP 30, o ministro destacou que o País incluiu dias específicos dedicados ao turismo na Conferência do Clima, nos dias 19 e 20 de novembro. "Incluímos um dia do turismo específico para falar sobre turismo, sustentabilidade, turismo responsável e turismo solidário na Conferência do Clima. O Brasil está tendo a oportunidade e o privilégio de, pela primeira vez na história, presidir a Organização das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo)", declarou Sabino.

O evento na COP 30 apresentará três iniciativas estratégicas: o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série Pelos Rios da Amazônia e o Plano de Adaptação Climática do Turismo, considerado instrumento central para fortalecer a resiliência do setor diante das mudanças climáticas. Sabino informou que o governo criou um grupo específico no âmbito da ONU Turismo voltado exclusivamente para turismo sustentável e regenerativo. "Criamos, no âmbito da ONU Turismo, um grupo específico que trabalha exclusivamente com o turismo sustentável e regenerativo e de que forma essa atividade econômica no mundo pode ajudar a manter as florestas tropicais vivas, o meio ambiente da forma como a gente conhece e gerar desenvolvimento e perspectivas de crescimento econômico para as pessoas que vivem nessas regiões", explicou.

Os dois dias de programação reunirão ministros de turismo de diversos países e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas para discussões sobre ecoturismo e modalidades sustentáveis, resilientes, solidárias e responsáveis de turismo. "E o que a gente tem de protagonismo nessa área coloca o Brasil na vanguarda, com um grande diferencial competitivo, que é exatamente as nossas ações na área da sustentabilidade", afirmou o ministro. Sabino apresentou novidades do turismo na Amazônia, incluindo cruzeiros, trilhas, guias e roteiros que impactam economia e geração de empregos na região.

Sabino informou ações implementadas pelo governo para a Amazônia, incluindo campanha direcionada a jovens do Sul e Sudeste. Segundo o ministro, houve ampliação de 18% na oferta de passagens aéreas no País, investimentos em aviação civil e criação das Escolas Nacionais do Turismo. O programa "Bom Dia, Ministro" contou com participação da Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio CBN Amazônia (Manaus), Rádio 98 News (Belo Horizonte), Portal Correio da Manhã (Rio de Janeiro), Rádio TV Metropolitana (Piracicaba), Rádio Asa Branca (Salgueiro), Jornal Correio do Povo (Porto Alegre) e Rádio Liberal (Belém).

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem