![]() |
| IBTM / Divulgação |
A presença brasileira no evento está alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que propõe integração com setores como tecnologia, economia verde, saúde, energia renovável e serviços financeiros. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, "a nossa participação com este conjunto de ações na IBTM reforça a estratégia da Embratur no reposicionamento global do Brasil e fortalece o nosso poder de atrair eventos internacionais, promover viagens de incentivo, ampliando a visibilidade do Brasil como polo de inovação, cultura e sustentabilidade". O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que "o setor do Turismo conta uma atuação predominante de pequenos negócios. Ao atrair visitantes, o turismo dinamiza a economia de cidades e regiões, incentivando o crescimento de negócios e proporcionando a criação de empregos diretos e indiretos".
O mercado europeu tem demonstrado crescimento expressivo no envio de turistas ao Brasil. Entre janeiro e setembro de 2025, o país recebeu mais de 1 milhão de visitantes europeus, registrando crescimento de 20,11% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Espanha, país-sede da IBTM, apresentou aumento de 24,82% no envio de turistas brasileiros. A conectividade aérea entre os dois países também se expandiu, com 2.614 voos previstos para 2025 e mais de 815 mil assentos disponíveis, com partidas de Madri e Barcelona para Guarulhos, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Recife. O turismo internacional no Brasil se aproxima do recorde histórico de 8 milhões de visitantes.
O setor MICE movimenta mais de US$ 870 bilhões anuais e deve ultrapassar US$ 945 bilhões em 2025, gerando mais de 36 milhões de empregos diretos e indiretos. Entre 2023 e 2024, o Brasil registrou aumento de 50% na realização de eventos internacionais, avançando para a 15ª posição no ranking global da ICCA e consolidando-se como líder na América Latina, com 42 cidades brasileiras sediando eventos de alcance global. O estande brasileiro contará com conceito imersivo que inclui degustação de caipirinhas, exibição da campanha internacional "Soft Power" e ativação do Brasil Travel Specialist. O Destination Experience oferecerá apresentações de 20 minutos para buyers selecionados estrategicamente.
