João Pessoa oficializa Rubacão como patrimônio cultural por iniciativa da vereadora Eliza Virgínia

Vereadora Eliza Virgínia / Foto: Divulgação

Para a vereadora Eliza Virgínia, reconhecer o Rubacão vai além do simbolismo: é valorizar a cultura gastronômica, fomentar o turismo e fortalecer a identidade do povo paraibano

Em sintonia com as comemorações do Dia Mundial do Turismo, a vereadora Eliza Virgínia relembra e celebra o seu Projeto de Lei que foi aprovado e sancionado na Câmara Municipal de João Pessoa. O PL institui o Rubacão como patrimônio cultural e gastronômico do município. 

Com isso, o prato passa a integrar oficialmente o conjunto de bens de natureza imaterial da capital paraibana, fortalecendo a identidade local e alavancando o turismo gastronômico.

O PL nº 15.627, de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PP), define em seu texto:

“Fica reconhecido como patrimônio cultural e gastronômico do Município de João Pessoa o prato típico conhecido como Rubacão.”

“O reconhecimento … tem por finalidade valorizar a tradição culinária local, preservar a memória afetiva da população e incentivar a promoção da cultura popular por meio da gastronomia regional.”  

Fomentação do turismo gastronômico

A vereadora Eliza Virgínia argumentou que João Pessoa e a Paraíba careciam de uma legislação oficial que identifique uma comida típica do Estado. Ela afirmou que essa iniciativa vai além do simbolismo: “valorizar a cultura gastronômica é fomentar turismo, economia criativa e fortalecer o sentimento de pertencimento do povo local”.

Assessoria

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem