Embratur e CAF promovem workshop para fortalecer o Afroturismo brasileiro no mercado internacional

Foto: Renato Vaz / Embratur

A Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) realizaram na sexta-feira (12), em Brasília, o workshop Trilhas do Afroturismo, com o objetivo de criar um espaço qualificado para o diálogo sobre boas práticas e a consolidação da oferta turística afro-brasileira no mercado global.

A iniciativa destacou o Afroturismo como estratégia para valorizar a diversidade cultural brasileira, impulsionar o empreendedorismo da população preta e projetar uma imagem do Brasil como destino plural, autêntico e inclusivo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou o compromisso da agência com a pluralidade e o combate ao racismo, afirmando que o Afroturismo se caracteriza por experiências que celebram a cultura, história e vivências da população preta.

Para Óscar Rueda, Diretor de Turismo da CAF, o Afroturismo representa a riqueza da cultura afrodescendente transformada em produto turístico, proporcionando ao visitante uma experiência única ou um reencontro com sua própria cultura.

O evento contou com a participação de especialistas que compartilharam experiências e boas práticas. Tania Neres, Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, destacou que o workshop consolida um importante ciclo de trabalho em parceria com a CAF, fortalecendo a rede de empreendedores para que o Afroturismo brasileiro ganhe reconhecimento mundial.

Bianca D'Aya, turismóloga e fundadora da agência Me Leva Cerrado, apresentou painel sobre Storytelling e Planejamento de Experiências Culturais Autênticas e Inclusivas. Julia Cohen Ribeiro, cofundadora do El Tambo Afro e diretora de afroturismo na Lunfarda Travel, abordou casos de boas práticas internacionais em afroturismo e estratégias de promoção internacional do segmento.

Dominga Natália Moreira dos Santos Rosa, empresária e Secretária de Turismo e Cultura de Cavalcante (GO), apresentou a perspectiva do turismo de base comunitária através da palestra sobre vivências quilombolas e práticas Kalunga de Afroturismo, representando a gestão territorial e o empreendedorismo feminino no maior quilombo do Brasil.

O workshop foi realizado durante o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, que reúne até 14 de setembro vozes de comunidades tradicionais, empreendedores e especialistas para debater o futuro da atividade turística no país.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem