Brasil defende turismo sustentável e representatividade na COP30 em Belém

Ministro do Turismo Celso Sabino / Foto: MTUR

O ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, entregou ao Secretário-Geral da entidade, Zurab Pololikashvili, uma Carta Aberta defendendo a participação ampliada dos países-membros na Conferência do Clima COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O documento reforça a importância da cooperação internacional para garantir ampla representatividade e consolidar o turismo sustentável como pilar de crescimento econômico global.

Sabino destacou o papel estratégico da Amazônia na conferência, ressaltando que o bioma não apenas sustenta o equilíbrio climático mundial, mas também gera renda para milhares de famílias, inclusive por meio do turismo. O ministro enfatizou que a COP30 é uma oportunidade para debater a adoção de práticas resilientes no setor, transformando o turismo em uma ferramenta efetiva de preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

O governo federal investe na preparação de Belém para o evento, oferecendo financiamentos especiais a empreendedores por meio do Novo Fungetur e investindo R$ 4 milhões na instalação de 670 placas de sinalização turística em quase 30 roteiros da cidade. Até o momento, 79 países já confirmaram participação, enquanto outros 70 seguem em negociação, com atendimento das delegações coordenado por uma força-tarefa integrada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Extraordinária da COP30 e Governo do Estado do Pará.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem