![]() |
Vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro. / Foto Secom-PB |
A missão liderada por Lucas Ribeiro integra a comitiva do Consórcio Nordeste, que cumpre agenda no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos até 30 de maio. O objetivo é buscar investimentos em setores estratégicos, como infraestrutura, energias renováveis e inovação tecnológica. A Paraíba apresentará seis projetos de destaque, entre eles o Polo Turístico Cabo Branco, maior complexo turístico planejado do Brasil; a PPP Paraíba Saneada, que pretende universalizar o saneamento básico em 93 municípios; e iniciativas voltadas para a produção de hidrogênio verde.
A comitiva também busca investidores para um Estaleiro de Reparos Navais e oportunidades para o fortalecimento da agroindústria, com foco na exportação de carnes e derivados da cana. Outro destaque é o projeto Paraíba Mais Verde, voltado à geração de créditos de carbono a partir da restauração ambiental. “É uma missão extremamente importante para apresentar as potencialidades do Nordeste e transformar possibilidades em investimentos”, destacou Lucas Ribeiro.
Enquanto isso, na França, Rebeca Souza e Aurora Caballero participam de uma conferência na Escola Nacional Superior de Arte e Design (Ensad) de Limoges, onde compartilham suas experiências e processos criativos no âmbito de uma residência artística. O intercâmbio é fruto de parceria entre o Governo da Paraíba e a Ensad, no contexto das comemorações pelos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
Rebeca Souza, natural de Campina Grande, destacou a importância do diálogo artístico e técnico proporcionado pela residência, onde explora diversas linguagens como desenho, instalação e escultura. Já Aurora Caballero, de João Pessoa, enfatizou a riqueza das experiências e experimentações com materiais têxteis e técnicas de tingimento orgânico. Ambas agradeceram ao Governo da Paraíba e à Ensad pela oportunidade, além do apoio do Consulado Francês em Recife, que viabilizou o intercâmbio.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, a ação fortalece o intercâmbio cultural e técnico entre os dois países. Ele também anunciou que, no segundo semestre, a Paraíba receberá artistas franceses para novas atividades culturais em João Pessoa.