![]() |
Foto: Francisco França / Secom-PB |
Durante a reunião, o governador destacou a solidez fiscal da Paraíba e os avanços em áreas estratégicas. Segundo ele, o estado é atualmente o mais competitivo do Nordeste e se destaca pela melhor segurança pública e infraestrutura da região. Azevêdo também ressaltou o crescimento econômico superior à média regional e nacional, o que tem garantido uma alta capacidade de investimento. Entre os dados apresentados, o estado possui classificação de risco “A” pela Secretaria do Tesouro Nacional e “AAA” pela agência S\&P Global Ratings.
João Azevêdo enfatizou ainda o potencial turístico da Paraíba, com atenção especial ao Polo Turístico Cabo Branco, que conta com R$ 2,5 bilhões em investimentos privados para a construção de 14 mil leitos hoteleiros. O governador também apresentou ações nas áreas de agricultura, energias renováveis, ciência e tecnologia como frentes de interesse para cooperação internacional.
O embaixador Alessandro Cortese elogiou a gestão estadual e demonstrou interesse em ampliar a presença italiana na Paraíba. Ele mencionou a existência de aproximadamente 1.500 cidadãos italianos vivendo em João Pessoa e reconheceu o crescimento da cidade, especialmente no setor turístico. Cortese se mostrou disposto a buscar parcerias nas áreas de turismo e agricultura.
Também estiveram presentes na reunião os secretários estaduais Gilmar Martins (Planejamento), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Marialvo Laureano (Fazenda), Cláudio Furtado (Ciência e Tecnologia) e Ronaldo Guerra (Gabinete do Governador).
Redação