![]() |
Salão do Artesanato/ Peça em macramê/ Foto: Secom/PB |
O evento, co-realizado pelo Sebrae/PB e pelo Programa do Artesanato Paraibano (PAP), do Governo Estadual, será montado em um novo endereço na Rua Severino Bezerra Cabral, nº 780, bairro Catolé, próximo ao Shopping Partage. A visitação estará aberta diariamente, das 15h às 22h. O Salão reunirá 500 artistas, cooperativas e associações produtoras, expondo em estandes dispostos em formato de labirinto para permitir que os visitantes conheçam todas as tipologias do artesanato paraibano.
Os organizadores destacam que um dos principais objetivos do Salão é fomentar o empreendedorismo entre os artesãos, aumentar sua participação em eventos e fortalecer a cadeia produtiva como estratégia de desenvolvimento sustentável. Além de estimular a comercialização e melhorar a renda dos participantes, o evento busca integrar o turismo à economia criativa, gerando negócios contínuos para os artesãos e promovendo o networking com profissionais como arquitetos e designers.
Edições anteriores do Salão demonstram seu impacto econômico e cultural. A 38ª edição, realizada em Campina Grande, registrou mais de 98 mil visitantes e vendas superiores a R$ 2,6 milhões. Já a 39ª edição, sediada este ano em João Pessoa, atraiu 110 mil visitantes e movimentou mais de R$ 4,1 milhões, indicando um crescimento na relevância e no alcance do evento. O Salão também visa fortalecer o sentimento de pertencimento e a valorização das tradições culturais locais, incentivando o consumo do artesanato produzido na Paraíba.
Redação