![]() |
Foto: Divulgação MTUR |
Este plano é uma peça central do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ambiciona posicionar o Brasil como o principal destino turístico na América do Sul até 2027. Sua elaboração contou com ampla consulta pública e participação ativa da Câmara Temática de Promoção do CNT. A formalização do plano ocorrerá por meio de portaria ministerial.
Em mensagem aos conselheiros, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o momento positivo do setor, afirmando que o objetivo é "elevar o Brasil como uma potência no mercado turístico global". A secretária executiva da pasta, Ana Carla Lopes, presente na WTM, reforçou a importância da colaboração entre os setores público e privado e descreveu o plano como "resultado de escuta qualificada, estudos de mercado e compromisso com a valorização da nossa diversidade".
Com base em cinco pilares – sustentabilidade, autenticidade, inovação, inteligência de mercado e estímulo a negócios – o plano visa descentralizar o fluxo de visitantes pelo país e fortalecer a competitividade internacional através de ações conjuntas com a iniciativa privada. O lançamento oficial está agendado para 19 de maio, no Rio de Janeiro, durante o Visit Brasil Summit, conforme anunciado por Bruno Reis, diretor da Embratur.
Outros destaques do CNT e presença na WTM
A reunião do CNT também abordou a minuta do decreto que regulamentará a nova Lei Geral do Turismo (LGT), apresentada por Wilken Souto, coordenador da Câmara Temática de Legislação Turística. O texto ficará aberto a contribuições dos conselheiros por dez dias. Aldo Valentim, diretor do MTur, detalhou os atos infralegais previstos, incluindo a regulamentação do Cadastur e procedimentos para check-in/out em hotéis, uma demanda antiga do setor.
A participação do Ministério do Turismo na WTM Latin America, um dos eventos mais relevantes do setor no continente, foi enfatizada pela secretária Ana Carla Lopes como uma vitrine estratégica para mostrar o potencial brasileiro, atrair investimentos e fortalecer parcerias, especialmente com a presidência de Celso Sabino no Conselho Executivo da ONU Turismo.
Lopes também ressaltou os esforços de integração regional, como a marca "Visit South America", para promover roteiros conjuntos e valorizar a identidade cultural e a biodiversidade latino-americanas. O estande do Ministério na feira, em parceria com Fornatur e Anseditur, sedia palestras e reuniões institucionais focadas no fortalecimento da atividade turística nacional.
Redação