![]() |
Foto: Secom-PB |
A sala climatizada da APC também recebe o acervo do professor Francisco Sales Gaudêncio, ex-presidente da FCJA, e funciona como ponto de encontro para reuniões da diretoria, além de pequenos eventos e encontros para até 15 pessoas. Documentos institucionais, como atas e relatórios, estão acessíveis para consulta de interessados no cinema paraibano.
Um dos destaques do acervo é a coleção de Wills Leal, fundador da APC, falecido em 2020. A doação feita pela família reúne material jornalístico organizado em pastas, disponível para consulta mediante agendamento. Segundo o presidente da APC, João de Lima Gomes, esse acervo é uma valiosa fonte de pesquisa para estudiosos da área. A diretoria da academia conta ainda com Mirabeau Dias (vice-presidente), além de Zezita Matos, Fernando Trevas, Alex Santos, Manoel Jaime e Carlos Trigueiro.
A APC também possibilita acesso a obras sem restrições de direitos autorais, incluindo títulos do cinema paraibano disponíveis em repositórios acadêmicos. Um exemplo é o "Prata da Casa", coleção de curtas-metragens hospedada no site do Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Com a mudança para a nova sede, a APC garante maior estabilidade, deixando para trás um histórico de cinco sedes anteriores. A parceria com a presidência da FCJA proporciona um espaço fixo, facilitando o acesso ao acervo e a realização de atividades culturais. O local também permite a exibição de filmes para pequenos grupos e eventos organizados pelo Cineclube O Homem de Areia da FCJA, com visitas agendadas à sala da academia.
Redação