![]() |
Foto: Tiago Lara / MTUR |
Até o dia 6 de março, profissionais do setor podem contribuir com informações através de um formulário online. O levantamento abrange tanto o cenário rural quanto o urbano, buscando traçar um panorama completo da oferta turística afrocentrada no país.
Os dados coletados serão cruciais para a elaboração de um diagnóstico detalhado, que servirá de base para a criação de políticas públicas e ações estratégicas de fomento ao Afroturismo, no âmbito do "Programa Rotas Negras" do Governo Federal. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo negro no turismo, valorizando a cultura afro-brasileira e impulsionando a economia criativa.
O mapeamento também tem como objetivo ampliar a visibilidade dos espaços de Afroturismo nos cadastros oficiais de turismo, facilitando o acesso do público a essas experiências.
O Afroturismo é definido como uma abordagem que valoriza as identidades e memórias sociais negras, promovendo a preservação do patrimônio cultural material e imaterial das comunidades locais. O "Programa Rotas Negras", instituído pelo Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, busca promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.
Redação