![]() |
No Canadá, ministro Celso Sabino busca parcerias para o desenvolvimento sustentável do turismo. Foto: Kayo Sousa / MTUR |
Em visita ao Canadá, Sabino buscou parcerias para promover práticas sustentáveis no turismo brasileiro. Na cidade de Valcourt, o ministro visitou a fábrica da Bombardier Recreational Products (BRP), empresa especializada em veículos para atividades turísticas, com o objetivo de explorar a adoção de tecnologias sustentáveis, como motores elétricos, no setor turístico nacional. Sabino convidou representantes da BRP para participarem da COP30, que será realizada em Belém (PA).
A agenda no Canadá incluiu também um encontro com a Associação de Turismo Indígena, em Quebec, para conhecer as práticas de turismo sustentável com povos originários. O ministro busca aprender com a experiência canadense para aplicar modelos semelhantes no Brasil.
Simultaneamente, o Ministério do Turismo participa do 3º Fórum Nacional de Turismo de Pesca, em São Paulo, promovido pela Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE). O evento discute políticas públicas e oportunidades para o turismo de pesca esportiva e amadora no Brasil.
O Ministério do Turismo e o Ministério da Pesca e Aquicultura firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver o turismo de pesca de forma sustentável, promovendo novos roteiros e gerando renda para comunidades locais. O Brasil, com seu vasto litoral e rios, tem potencial para expandir o turismo de pesca, que já movimenta cerca de US$ 2 bilhões anuais.
Para impulsionar o turismo de pesca, o Ministério do Turismo tem realizado ações em diversas regiões do país, como no Amapá, onde discutiu o desenvolvimento do turismo de base comunitária.
Redação