![]() |
Foto: Secom-PB |
Nesta fase, está sendo realizada uma oficina para debater a proposta de zoneamento do parque, reunindo representantes de órgãos públicos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Secretaria Municipal do Turismo e do Meio Ambiente de Araruna e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (Setde). O encontro busca validar diretrizes para a visitação e o uso da área protegida.
Segundo a secretária estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a participação da comunidade e de agentes do setor turístico é essencial para garantir que o plano atenda às necessidades locais, equilibrando turismo e preservação ambiental. Após essa etapa, o documento será sistematizado e publicado como política pública.
Thiago Silva, gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Semas, explicou que o PUP complementa o plano de manejo da unidade, organizando as atividades turísticas e garantindo um melhor aproveitamento da área tanto para visitantes quanto para a comunidade local.
A elaboração do PUP faz parte de uma iniciativa maior que inclui o Plano Integrado Turístico “Rota da Ciência” para o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Ambos os projetos foram selecionados e financiados pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O plano visa fortalecer a conservação ambiental, aprimorar a experiência dos visitantes e promover a educação ambiental na região.
Redação