Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

 

Foto: Roberto Castro/MTur


A partir de 2025, o Brasil assumirá um papel de liderança no turismo global, ao ocupar a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. A eleição que confirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino, para o cargo ocorreu em Cartagena, na Colômbia, durante a 122ª Reunião do Conselho, com a presença de representantes de 35 países.

Sabino é o primeiro brasileiro a assumir uma posição de destaque na ONU Turismo desde a criação da entidade, em 1975. Durante seu mandato de um ano, o ministro será responsável por orientar decisões estratégicas no setor, abordando temas como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a interface entre turismo e mudanças climáticas, além da digitalização do setor.

“Assumo com grande honra essa responsabilidade em uma organização tão relevante para o setor, e acredito que minha eleição reflete os excelentes resultados alcançados pelo turismo no Brasil, assim como a união da América do Sul em um bloco integrado, buscando maior visibilidade internacional”, destacou o ministro Celso Sabino.

A eleição foi disputada com a representante do Bahrein e contou com 35 votos. Sabino assumirá o cargo no ano em que o Brasil será sede de dois eventos globais importantes: o BRICS e a COP 30, este último, que ocorrerá em Belém (PA), cidade natal do ministro. A COP 30 é a maior reunião mundial sobre mudanças climáticas, reunindo líderes globais, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

Além disso, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo na região das Américas e Caribe. O escritório contará com consultores nacionais e internacionais para desenvolver ações que promovam o crescimento do turismo, com foco no desenvolvimento econômico e social. Ele também será responsável por implementar políticas voltadas à promoção de um turismo responsável, sustentável e acessível, além de fortalecer a competitividade do setor.

Redação com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários