Prefeitura mantém João Pessoa em roteiro de eventos nacionais e internacionais e deve fechar o ano com 250 mil turistas na cidade


Mais de 250 mil turistas devem desembarcar em João Pessoa para passar o fim de ano. A expectativa é da Secretaria de Turismo do Município (Setur) que prevê a ocupação de, no mínimo, 85% da rede hoteleira da cidade mesmo neste período.  

Segundo o secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, toda essa escala de aumento de ocupação turística em João Pessoa é proveniente da divulgação realizada pela Prefeitura, por meio da Setur, em feiras e eventos em todo o Brasil, fazendo com que a Capital tenha continuidade no fluxo de turistas na baixa e alta estação, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.   

“No feriadão de 15 de novembro, por exemplo, tivemos 8.500 passageiros desembarcando no Aeroporto Castro Pinto, com destino a João Pessoa. Agora para dezembro, estamos em ritmo acelerado para executar o Natal dos Sentimentos que começa no próximo dia 3 e vai até 26 de dezembro. O evento está sendo vendido lá fora e vai aquecer o turismo ainda mais nessa época”, acrescentou.

Conforme explicou, o Natal dos Sentimentos vai funcionar em três pólos – do Amor, no Largo de Tambaú; da Esperança, na Praça da Independência; e da Alegria, no Parque Solon de Lucena – que serão interligados por vias decoradas e com deslocamento garantido. O projeto envolve aproximadamente R$ 80 milhões de reais em negócios e investimentos, devendo gerar 4,5 mil empregos diretos e indiretos.

Além do evento natalino, o secretário de Turismo disse que outras iniciativas da Prefeitura têm atraído os turistas para a cidade, principalmente para eventos esportivos, como a maratona internacional realizada em outubro. “A cidade hoje atende a todos os perfis de turistas e está bem preparada para receber essa demanda, desde a rede hoteleira, com mais de 1.700 leitos disponíveis, à gastronomia, além de dispor de toda infraestrutura necessária”, frisou o secretário.

De acordo com o titular da pasta, em setembro, a Capital conquistou o título de terceira cidade no ranking dos destinos mais vendidos no Brasil. “Segundo a Omnibees – website de reservas e vendas diretas da rede hoteleira, João Pessoa teve um crescimento de 145,10%, ficando atrás apenas de Porto Seguro (BA) e Ipojuca (PE)”, comemorou.

Entre os pontos turísticos mais visitados na Capital, Daniel Rodrigues cita o Letreiro João Pessoa, na orla; Farol do Cabo Branco; Picãozinho; Caribessa e Hotel Globo. Um levantamento da Setur revela que as maiores demandas que a cidade recebe vêm do Distrito Federal, Belo Horizonte, São Paulo e interior da Capital Paulista.

ABIH – Após 15 meses abaixo do ponto de equilíbrio financeiro, com o fechamento de hotéis durante seis meses em virtude da pandemia, hotelaria da Paraíba prevê aquecimento do setor até fevereiro entre 15% a 20%, maior do que a taxa de ocupação de 2019, período pré-pandemia. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH), Rodrigo Pinto.

O presidente da ABIH disse que o setor tem apresentado recuperação na economia devido ao trabalho que a gestão Cícero Lucena empregou para alavancar o turismo, incluindo a Capital no roteiro de eventos nacionais e internacionais e vendendo João Pessoa para o mundo.

Fonte: Secom-JP
Texto: Djane Barros
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Dayse Euzébio



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